Exobots- Neurobots
Exobots é um dispositivo projetado pela Neurobots (empresa de tecnologia sediada em Recife) para a reabilitação do membro superior. É um exoesqueleto para a mão (mão robótica) que é conectado a um sensor que capta as ondas cerebrais, ativando assim a abertura e fechamento da mão robótica e estimula a neuroplasticidade, criando novas conexões de neurônios capazes de recuperar o movimento perdido do membro superior.
Essa terapia baseia-se na Interface Cérebro-Máquina e revoluciona o campo de reabilitação neurológica, pois o objetivo é captar a imagética motora do sujeito através de sensores que conectados a um software específico desencadeiam o movimento síncrono da mão e do exobots.
A perspectiva terapêutica imbricada em todo o processo terapêutico não se limita somente à uma reestruturação biomecânica, visto que favorece a neuroplasticidade, capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito é exposto a novas experiências.
A vivência com o exobots não se restringe à uma execução técnica circunscrita somente ao setting terapêutico, mas busca alcançar o cotidiano de cada sujeito em seu fazer cotidiano afetado pelo acometimento neurológico, acreditando que a sensorialidade e a recuperação de cada movimento perdido reside na realidade sócio-ambiental de cada um.
A proposta terapêutica trabalha em conjunto com as outras terapias que o sujeito esteja desempenhando no momento mesclando-se aos ganhos e as potencialidades já desenvolvidas ou estimuladas em cada vivência. O mesmo ocorre no ambiente doméstico, pois a imagética motora é estruturada visando as atividades também executadas no lar.
O exobots é uma tecnologia premiada por diversos setores voltados à inovação, dentre os quais cito: Primeiro lugar na categoria Startup em Criação premiado no Desafio Pfizer, 3rd Runner Up no Global Problem Solver Challenge da Cisco (EUA), Terceiro lugar de 692 startups de 67 países do Global Solver Venture Competition da Universidade de Berkeley (EUA), Finalista MIT Solve: soluções de problemas globais entre 1400 inscritos de 100 países (EUA), Primeiro Lugar da V edição do Prêmio Empreenda Saúde, Top Global 100 de 100 mil startups inscritas na copa do mundo de empreendedorismo do Misk Global Fórum (Arábia Saudita), Finalista da etapa global do Everis Awards 2019 da Fundación Everis (Espanha) e Primeiro lugar da etapa nacional e global do prêmio de inovação social na área de saúde da Fundación Mapfre.